Fique por dentro

03/01/2022 17:12 | NOTÍCIAS

Janeiro Branco destaca bem-estar e lazer na promoção da saúde mental

 

Cuidar da saúde mental se mostrou uma prioridade em todo o mundo e a tendência, segundo os especialistas, é que o foco no bem-estar, na gestão inteligente do tempo e na recuperação do lazer sejam metas para 2022. Em sintonia com o momento atual, a campanha Janeiro Branco da Oncomédica traz como mote “Quem cuida da mente, curte a vida.”

A motivação da campanha acontece porque a pandemia provocou um aumento global nos distúrbios mentais, com destaque para ansiedade e depressão. De acordo com estudo da revista científica The Lancet, esse crescimento foi de 25% em 2020. E segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros são afetados pelos transtornos de ansiedade.

Outra preocupação recente é o aumento da síndrome de esgotamento profissional, conhecida como Síndrome de Burnout. Associada ao desgaste físico e mental, e ao estresse crônico no trabalho, a síndrome passará a ser reconhecida pela OMS como doença ocupacional em 2022.

Diante desse quadro, algumas práticas são importantes para evitar o desenvolvimento de distúrbios mentais e também podem ajudar no tratamento, dentre elas: 

- Expressar as emoções, seja em forma de desabafo ou compartilhando experiências, frustrações e tristezas. O objetivo é não ficar refém dos pensamentos repetitivos e negativos.

- Reavaliar as prioridades ajuda a manter a mente em um ritmo saudável. Não tente fazer tudo, eleja o que realmente é necessário.

- Seu corpo fala com você, ouvi-lo é fundamental para saber quando descansar.

- Faça uma lista com o que lhe faz bem e reserve um tempo para se divertir.

- Pratique atividade física, ela ajuda a regular o humor.

- Peça ajuda às pessoas próximas quando perceber que não consegue administrar seus problemas sozinho.

- Caso o mal-estar esteja comprometendo a sua vida e tirando a sua alegria, consulte um especialista, seja psicólogo ou psiquiatra.

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde