Fique por dentro

09/03/2021 13:14 | NOTÍCIAS

Março Azul-Marinho: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal

Uma alimentação saudável com base em frutas, legumes e grãos e a prática regular de atividade física são ações importantes para prevenir muitas doenças. Para o câncer colorretal não seria diferente, principalmente por se tratar de um órgão integrado ao sistema digestivo. Esse tipo de câncer atinge o cólon (intestino grosso) e o reto (extremidade final do sistema digestivo).

O câncer colorretal é atualmente a terceira principal causa de câncer no Brasil entre homens e mulheres. Em 2020, estavam previstos 40.990 novos casos, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres. Para a coloproctologista Ana Paula Andrade (CRM/PI 3506), o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

“A realização de exames preventivos pode detectar e realizar a retirada de alterações (pólipos) ainda na fase benigna. Além disso, pode fazer o diagnóstico precoce da lesão maligna, que em fase inicial geralmente apresenta bom prognóstico, com boas chances de cura”, ressaltou.

Segundo ainda a médica, alguns sintomas trazem o alerta para a necessidade de procurar um especialista. “Os sintomas dependem do tamanho e localização da lesão. Os principais sintomas de alerta são sangue nas fezes, alteração do ritmo intestinal habitual, do formato ou consistência das fezes, desconforto abdominal, anemia e perda de peso sem causa aparente”, destacou Ana Paula.

Exames e tratamento

Exames como colonoscopia, retossigmoidoscopia, além de exame físico e pesquisa de sangue oculto nas fezes são importantes para detectar a doença e definir o tratamento. “O tratamento depende da localização, do estágio da doença e das condições clínicas do paciente. Podendo ser apenas cirúrgico quando a lesão é bem inicial ou associado à quimioterapia, quando atinge linfonodos ou outros órgãos. No reto pode ser associado à radioterapia e quimioterapia antes da realização do tratamento cirúrgico para melhorar o resultado da cirurgia”, revela a especialista.

Março Azul-Marinho

As campanhas de saúde acontecem para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Este mês, a Oncomédica e todas as outras unidades do Grupo Med Imagem abraçaram a campanha Março Azul-Marinho, que faz esse alerta sobre o câncer colorretal. “Campanhas de conscientização são fundamentais para trazer mais informações para a população. Dessa forma poderão ter conhecimento sobre formas de prevenção, causas e possíveis sintomas que trazem o alerta para procurar o médico”, reforçou Ana Paula.

Ascom
Edição: C.S. 

 

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde